Lição 4. O ser-humano como entrada e saída da Mente Divina
É bem dito que a mente é o receptáculo no qual o ideal é transmutado no real. Este processo de transformação é a química espiritual que devemos aprender antes de estarmos prontos para trabalhar inteligentemente no grande laboratório da substância do Pai.
Não há falta de material ali para formar o que quisermos, e todos nós podemos recorrer a ele como um recurso de acordo com nosso propósito. A riqueza da consciência se expressará em riqueza de manifestação.
Aquele que conhece o Princípio tem uma certa segurança interior dada a ele pela compreensão da Mente de Deus. Nossas afirmações têm o propósito de estabelecer em nossa consciência uma ampla compreensão dos princípios dos quais toda a vida e existência dependem.
Nossa religião é baseada em uma ciência na qual as ideias estão relacionadas ao Princípio e a outras ideias em uma grande Mente universal que trabalha sob leis mentais. Não é uma religião nova nem uma moda religiosa, mas aponta o real e o verdadeiro em qualquer religião. Se você conhece o Princípio, você é capaz de saber imediatamente se uma religião é fundada em fatos ou tem uma base de ideias feitas pelo homem.
Para demonstrar o Princípio, precisamos continuar nos estabelecendo em certas declarações da lei. Quanto mais você apresenta à sua mente uma proposição que é lógica e verdadeira, mais forte se torna esse sentimento interno de segurança para você. A mente do homem é construída sobre a Verdade e quanto mais clara for sua compreensão da Verdade, mais substancial sua mente se torna.
Há uma relação definida e íntima entre o que chamamos de Verdade e essa substância universal do Ser. Quando a Mente única é chamada à ação em sua mente pelo seu pensamento sobre ela, ela se apodera da substância pela lei da atração ou simpatia do pensamento. Assim, quanto mais você souber sobre Deus, mais bem-sucedido será em lidar com seu corpo e todos os seus assuntos.
Quanto mais você souber sobre Deus, mais saudável você será, e, claro, quanto mais saudável você for, mais feliz, mais bonito e melhor você será em todos os sentidos. Se você souber como se apossar da substância universal e moldá-la para seus usos, você será próspero.
A substância da mente entra em cada pequeno detalhe da sua vida diária, quer você perceba a Verdade ou não. Entretanto, para se estabelecer em certa segurança na posse e uso da vida universal, do amor, da inteligência e da substância, você deve obter consciência disso, primeiro vendo mentalmente a Verdade.
Toda ação verdadeira é governada pela lei. Nada simplesmente acontece. Não há milagres. Não existe sorte. Nada acontece por acaso. Todos os acontecimentos são o resultado de uma causa e podem ser explicados sob a lei de causa e efeito. Este é um ensinamento que apela à lógica inata da nossa mente, mas às vezes sentimos vontade de duvidar quando vemos coisas acontecerem sem causa aparente.
Esses acontecimentos que parecem milagrosos são controlados por leis que ainda não aprendemos e resultam de causas que não conseguimos entender. O homem não se demonstra de acordo com a lei, mas de acordo com seu conhecimento da lei, e é por isso que devemos buscar aprender mais sobre ela.
Deus é lei e Deus é imutável. Se quisermos produzir a criação perfeita, devemos nos conformar à lei e nos desdobrar em nossa mente, corpo e assuntos como uma flor se desdobra pelo princípio da vida, inteligência e substância inatas.
O Congresso dos Estados Unidos estabelece leis que regem os atos de todos os cidadãos americanos. Aqueles que cumprem as leis são recompensados pela proteção da lei. O Congresso não cuida para que os homens obedecem às leis. Isso é deixado para o departamento executivo do governo. A mesma coisa é verdade para a lei universal.
Deus ordenou a lei, mas não nos obriga a segui-la. Temos livre-arbítrio, e a maneira de fazer isso é deixada inteiramente para nós. Quando conhecemos a lei e trabalhamos com ela, somos recompensados por sua proteção e a usamos para o nosso bem. Se quebrarmos a lei universal, sofremos limitações, assim como um infrator condenado é limitado a uma cela ou prisão. O Espírito Santo é o oficial executivo por meio do qual a Mente Divina aplica suas leis.
Você pode ver a partir dessa consideração que Deus concedeu o poder da Mente Divina a cada homem. Você está usando seu organismo, corpo, mente e alma, para executar uma lei que Deus estabeleceu como um guia para toda a criação. Se você cumprir essa missão corretamente, não poderá deixar de obter os resultados corretos.
Se você deixar de viver de acordo com a lei, bem, isso é problema seu. Deus não pode ajudar se você não estiver seguindo a lei e por ela demonstrando saúde, felicidade, prosperidade e todo o bem. Blackstone disse que a lei é uma regra de ação. Assim com a lei de Deus: se você seguir as regras de ação, demonstrará a Verdade. Você terá tudo o que Deus preparou para você desde a fundação do mundo.
Quais são as regras da lei? Primeiro, Deus é bom e todas as Suas criações são boas. Quando você fixa isso firmemente em sua mente, você está fadado a demonstrar o bem e nada além do bem pode entrar em seu mundo. Se você deixar entrar o pensamento de que existe algo como o mal e que você é tão suscetível ao mal quanto ao bem, então você pode ter condições que se conformam à sua ideia do mal.
Mas lembre-se, o mal e as condições do mal não são reconhecidos pela Mente Divina. Se você pensou no mal como uma realidade ou como tendo algum poder sobre você, mude seu pensamento imediatamente e comece a construir boas células cerebrais que nunca ouviram falar de nada além do bem. Ore assim: Eu sou um filho do bem absoluto. Deus é bom, e eu sou bom.
Tudo o que entra em minha vida é bom, e eu terei apenas o bem. Estabeleça essa consciência e apenas o bem será atraído para você e sua vida será uma alegria perpétua. Não posso lhe dizer por que isso é verdade, mas sei que é e que você pode provar por si mesmo para sua satisfação.
Se você começar agora mesmo com a ideia de bondade universal e eterna em primeiro lugar em sua mente, falar apenas sobre o bem e ver com o olho da mente tudo e todos como bons, então você logo estará demonstrando todos os tipos de bem. Bons pensamentos se tornarão um hábito, e o bem se manifestará a você. Você o verá em todos os lugares.
Está gostando e quer adquirir a versão física do livro Prosperidade e receber na sua casa, clique aqui!
E as pessoas dirão de você: "Eu sei que aquele homem é bom e verdadeiro. Tenho confiança nele. Ele me faz sentir a bondade inata de todos os homens." Essa é a maneira pela qual a Mente única se expressa através do homem. É a lei. Aqueles que vivem de acordo com a lei obterão os resultados desejados. Aqueles que não o fizerem obterão os resultados opostos.
A lei também se aplica às nossas demonstrações de prosperidade. Não podemos ser muito felizes se formos pobres, e ninguém precisa ser pobre. É pecado ser pobre. Você pode perguntar se Jesus citou algum exemplo de pobreza sendo pecado? Sim. Você o encontrará na história do filho pródigo. Isso é frequentemente usado como um texto para pregar a pecadores morais, mas um estudo mais detalhado mostra que Jesus estava ensinando o pecado da falta e como ganhar abundância. É uma lição maravilhosa de prosperidade.
O filho pródigo pegou sua herança e foi para um país distante, onde a gastou em uma vida desregrada e passou a passar necessidade. Quando voltou para a casa de seu pai, ele não foi acusado de deficiência moral, como deveríamos esperar. Em vez disso, o pai disse: "Traga depressa a melhor túnica e vista-a nele." Essa foi uma lição sobre boas roupas. É pecado usar roupas ruins. Isso pode parecer para alguns uma maneira sórdida de encarar os ensinamentos de Jesus, mas devemos ser honestos. Devemos interpretá-los como Ele os deu, não como achamos que deveriam ser.
O próximo ato do pai foi colocar um anel de ouro no dedo do filho pródigo, outra evidência de prosperidade. O desejo do Pai para nós é um bem ilimitado, não meramente os meios de uma existência escassa. O anel simboliza o ilimitado, aquilo para o qual não há fim. Ele também representa onipresença e onipotência no mundo manifesto.
Quando o pai deu aquele anel ao filho, ele lhe deu a chave para toda atividade da vida. Era o símbolo de seu ser um filho e herdeiro de tudo o que o pai tinha. “Tudo o que é meu é teu.” O Pai nos dá tudo o que Ele tem e é, onipotência, onisciência, todo amor e toda substância quando retornamos à consciência de Sua casa de abundância.
“Coloquem sapatos em seus pés” foi a próxima ordem do pai aos servos. Os pés representam aquela parte do nosso entendimento que entra em contato com as condições terrenas. Na cabeça ou “cenáculo” temos o entendimento que entra em contato com as condições espirituais, mas quando lemos nas Escrituras qualquer coisa sobre os pés, podemos saber que isso se refere ao nosso entendimento das coisas do mundo material.
A próxima coisa que o pai fez para seu filho retornado foi proclamar uma festa para ele. Não é assim que tratamos pecadores morais. Decretamos punição para eles; os mandamos para a prisão. Mas o Pai dá uma festa para aqueles que vêm a Ele em busca de suprimento. Ele não distribui apenas uma ração necessária, mas serve o “bezerro cevado”, substância universal e vida em sua plenitude e riqueza.
A parábola é uma grande lição sobre prosperidade, pois nos mostra que as pessoas que estão dissipando sua substância em formas sensoriais são pecadoras e eventualmente caem em uma consciência de carência. Ela também prova que elas podem se tornar lícitas e prósperas novamente retornando à Mente-Pai.
Quando há tantas lições na Bíblia para delinquentes morais, não há necessidade de distorcer o significado desta parábola para esse propósito. É tão claramente uma lição sobre a causa da falta e da carência. Jesus declara expressamente que o jovem desperdiçou sua substância em um "país distante", um lugar onde a lei divina da abundância não foi realizada.
Há uma relação muito próxima entre vida desregrada e carência. Pessoas que desperdiçam sua substância em sensações passam a desejar tanto de forma física quanto financeira. Se fizermos o uso correto da substância divina e da lei divina, devemos retornar à consciência do Pai e conservar nossa substância corporal. Então a saúde e a prosperidade se manifestarão naturalmente. Se não formos engenhosos ou seguros em nosso uso da única substância divina, não estaremos seguros em nada.
A substância é algo muito importante em nosso mundo, na verdade, a fundação dele. Portanto, devemos estar seguros em nossa compreensão dela e usá-la de acordo com a lei de Deus.
Então, entremos na própria Verdade do Ser e observemos a lei divina. Percebamos que nosso Pai está sempre aqui e que estamos em um “país distante” somente quando esquecemos Sua presença. Ele está constantemente nos dando exatamente o que reconheceremos e aceitaremos sob Sua lei. Podemos tomar nossa herança e nos divorciar em consciência do Pai, mas sofreremos os resultados, pois então não faremos as coisas em sabedoria divina e ordem divina, e haverá uma “fome” naquela terra.
Em vez disso, busquemos a sabedoria divina para saber como lidar com nossa substância e a lei da prosperidade nos será revelada. Para chegar a essa realização, declare com fé e toda a certeza: A Mente que tudo provê é meu recurso, e estou seguro em minha prosperidade.
Os homens primitivos não disputavam os produtos da natureza enquanto pudessem facilmente colher os frutos das árvores e dormir sob os galhos. Quando começaram a viver em cavernas, surgiu a disputa pelos melhores lugares, e os mais fortes geralmente eram os vencedores. “O sucesso leva ao sucesso.” Aqueles que conseguiam pegar o melhor o faziam e provavam a lei de que “a quem tem, será dado, e ele terá em abundância.”
Isso parece a princípio ser considerado uma lei injusta, mas sempre prevaleceu nos assuntos do mundo. Jesus, o maior dos metafísicos, ensinou-a como uma lei divina e deu-lhe Seu elogio. Ele não poderia ter feito de outra forma, pois é uma lei justa que o homem tenha o que ganha, que a indústria, o esforço e a habilidade sejam recompensados e a preguiça desencorajada.
Esta lei opera em todos os departamentos do ser. Aqueles que buscam as coisas que o reino material tem a oferecer geralmente as encontram. Aqueles que se esforçam pela excelência moral geralmente atingem esse objetivo. Aqueles que aspiram a recompensas espirituais também são recompensados. A lei é que obtemos o que queremos e trabalhamos, e toda a experiência e história provaram que é uma boa lei.
Se esta lei fosse removida, o progresso mundial cessaria e a raça se extinguiria. Onde não há recompensa pelo esforço, não haverá esforço e a sociedade se degenerará. Podemos falar sabiamente sobre o impulso interno, mas quando ele não tem campo externo de ação, eventualmente fica desencorajado e deixa de agir.
Quando os homens evoluem espiritualmente até certo ponto, eles abrem faculdades internas que os conectam com a Mente cósmica, e alcançam resultados que às vezes são tão surpreendentes que parecem ser operadores de milagres. O que parece milagroso é a ação de forças em planos de consciência não compreendidos anteriormente.
Quando um homem libera os poderes de sua alma, ele faz maravilhas aos olhos da mente material, mas ele não se afastou da lei. Ele está meramente funcionando em uma consciência que foi esporadicamente manifestada por grandes homens em todas as eras.
O homem é maior do que todas as outras criações da Mente-Deus porque ele tem a habilidade de perceber e se apoderar das ideias inerentes à Mente-Deus e, através da fé, trazê-las à manifestação. Assim, a evolução prossegue pelo homem se apoderando de ideias espirituais primordiais e expressando-as em e através de sua consciência.
No exercício de sua identidade EU SOU, o homem precisa desenvolver certas ideias estabilizadoras. Uma delas é a continuidade ou lealdade à Verdade. Nas Escrituras e na vida, temos muitos exemplos de como o amor se apega à coisa em que ele fixou sua mente. Nada tende tanto a estabilizar e unificar todas as outras faculdades da mente quanto o amor. É por isso que Jesus deu como o maior mandamento que amemos a Deus.
Quando você começa a pensar em Deus como substância presente em todos os lugares, sua mente não vai aderir continuamente à ideia. Você vai deixar sua atenção cair depois de um tempo e pensar: "Não tenho o suficiente para pagar todas as nossas contas". Aí você fez uma pausa e perdeu o ímpeto em seu andamento, e você deve consertar isso rapidamente. Afirme: "Eu não vou me desviar.
As velhas ideias são erros e não são nada. Elas não têm poder sobre mim. Vou me ater a esta proposição. Deus é amor, a substância do meu suprimento.”
Caso queira salvar seu progresso na leitura desse livro adquira o seu livro Prosperidade clicando aqui!
Rute, a mulher moabita, tornou-se tão apegada a Noemi (pensamento espiritual) que não a deixaria, mas a acompanharia de volta à Palestina. Ela era leal e firme por causa de seu amor. Qual foi o resultado de sua persistência? Ela era a princípio uma respigadora; depois se tornou a esposa de um homem muito rico e foi imortalizada como uma das ancestrais de Davi.
Esta lição de permanecer em nossos ideais mais elevados é algo que devemos entender. Nada é tão importante quanto permanecer no ideal e nunca desistir do trabalho que nos propusemos a realizar. Afirme a lei continuamente e seja leal a ela e você se tornará bem-sucedido em sua demonstração.
Você sem dúvida descobriu que há uma lei espiritual que traz à manifestação os pensamentos nos quais concentramos nossa atenção, uma lei universal divina de atividade mental que é infalível. Alguma condição adversa do seu próprio pensamento impediu uma demonstração completa. Não deixe que isso o desvie de sua lealdade à lei.
Você pode parecer obter resultados muito lentamente, mas essa é a melhor razão para se ater firmemente ao seu ideal e não mudar de ideia. Seja leal ao Princípio e a condição adversa se romperá. Então a verdadeira luz virá e a substância invisível que você tem afirmado fielmente começará a se revelar a você em toda a sua plenitude de bem.
Jesus enfatizou a ideia de que Deus fez provisão abundante para todos os Seus filhos, até mesmo para os pássaros do céu e os lírios do campo. O Senhor o vestiu com substância da alma como gloriosamente como Ele fez com Salomão. Mas você deve ter fé nessa substância todo-provedora do bem e, por sua continuidade de imaginação, colocá-la para formar as coisas que você deseja.
Se você for persistente em trabalhar essa ideia em sua mente consciente, ela acabará caindo em sua mente subconsciente e continuará a trabalhar lá, onde as coisas tomam forma e se manifestam.
Substância invisível, quando seu subconsciente se enche dela até o ponto de transbordar, irá vazar, por assim dizer, para todos os seus assuntos. Você se tornará mais próspero e bem-sucedido tão gradualmente, simplesmente e naturalmente que você não perceberá que ela deriva de uma fonte divina e em resposta às suas orações.
Devemos perceber o tempo todo, no entanto, que tudo o que colocamos como semente no solo subconsciente acabará por produzir conforme sua espécie e devemos exercer o maior cuidado para que não pensemos ou falemos sobre insuficiência ou permitamos que outros falem conosco sobre isso. Conforme semeamos na mente, colheremos na manifestação.
Alguns dos nossos amigos bem-intencionados têm uma maneira de nos encher de ideias de "tempos difíceis" que dispersam essa substância de prosperidade que acumulamos. Às vezes, até mesmo um pensamento adverso fará com que ele escape; então, precisamos voltar e consertar o reservatório quebrado de pensamento de substância.
Temos que mantê-lo em nossa mente em toda a sua plenitude e não devemos deixá-lo ir por um minuto para que o trabalho de demonstração não seja atrasado. Quando você se retirar à noite, deixe seu último pensamento ser sobre a abundância de substância espiritual. Veja-a enchendo toda a casa e as mentes de todas as pessoas na casa. Esse pensamento potente então afundará em seu subconsciente e continuará a trabalhar, esteja você dormindo ou acordado.
A lei do suprimento é uma lei divina. Isso significa que é uma lei da mente e deve trabalhar através da mente. Deus não irá ao mercado e trará comida para sua mesa. Mas quando você continua a pensar em Deus como seu suprimento real, tudo em sua mente começa a despertar e a contatar a substância divina, e conforme você a molda em sua consciência, ideias começam a surgir que o conectarão com a manifestação visível.
Você primeiro obtém as ideias na consciência diretamente de sua fonte divina, e então você começa a demonstrar no exterior. É uma lei exata e é científica e infalível. “Primeiro a folha, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga.”
Quando você trabalha em harmonia com esta lei universal, cada coisa necessária é abundantemente suprida. Sua parte é simplesmente cumprir a lei; isto é, manter sua mente cheia de substância mental, armazenar substância espiritual até que a mente esteja cheia dela e ela não possa deixar de se manifestar em seus negócios em obediência à lei "A quem tem, a ele será dado."
Está ressoando em você? Se sim, adquira a versão física do livro Prosperidade e receba na sua casa, clicando aqui!
Mas você não está cumprindo a lei quando permite que pensamentos de pobreza habitem em sua mente. Eles atraem outros pensamentos semelhantes, e sua consciência não terá espaço para a verdade de que a prosperidade é para você. Pobreza ou prosperidade, tudo depende de você. Tudo o que o Pai tem é seu, mas você sozinho é responsável pelo relacionamento do bem do Pai com sua vida.
Por meio do reconhecimento consciente de sua unidade com o Pai e Sua abundância, você atrai a substância viva para um suprimento visível.
Não hesite em pensar que a prosperidade é para você. Não se sinta indigno. Banir todos os pensamentos de ser um mártir da pobreza. Ninguém gosta da pobreza, mas algumas pessoas parecem gostar da simpatia e compaixão que podem excitar por causa dela. Supere qualquer inclinação nessa direção e toda crença de que você foi feito para ser pobre.
Ninguém está sem esperança até que se resigne ao seu destino imaginado. Pense em prosperidade, fale sobre prosperidade, não em termos gerais, mas em termos específicos, não como algo para o outro, mas como seu próprio direito. Negue toda aparência de fracasso. Fique firme em suas armas e afirme suprimento, apoio e sucesso diante de questionamentos e dúvidas, então agradeça pela abundância em todos os seus assuntos, sabendo com certeza que seu bem está agora sendo cumprido em Espírito, em mente e em manifestação.
Um tratamento de prosperidade
Vigésimo Terceiro Salmo (Revisado):
O Senhor é meu banqueiro; meu crédito é bom.
Ele me faz deitar na consciência da abundância onipresente;
Ele me dá a chave do Seu cofre.
Ele restaura minha fé em Suas riquezas;
Ele me guia pelos caminhos da prosperidade por amor do seu nome.
Sim, embora eu ande na sombra da dívida,
Não temerei mal algum, porque Tu estás comigo;
Tua prata e Teu ouro me protegem.
Preparas um caminho para mim na presença do coletor;
Encheste o meu bolso com fartura; a minha medida transborda.
Certamente a bondade e a abundância me seguirão todos os dias da minha vida,
E farei negócios em nome do Senhor para sempre.
CONTINUE LENDO:
Lição 5. A lei que rege a manifestação do suprimento
Acompanhe o ÍNDICE de todos os capítulos aqui
![]() |
Clique no livro para recebê-lo |