Lição 3. A fé na Substância invisível, a chave para a manifestação
O homem, sendo como Deus, também deve basear suas criações na fé como o único fundamento. Aqui está então nosso ponto de partida para construir uma consciência de prosperidade e fazer nosso mundo como gostaríamos que fosse. Todos nós temos fé, pois ela é inata em cada homem. Nossa questão é como podemos colocá-la para funcionar em nossos negócios.
Jesus nos deu nossa melhor compreensão da fé quando descreveu Pedro como uma “rocha” e afirmou que Sua igreja, a ecclesia ou “chamados para fora”, deveria ser construída com essa rocha ou fé como seu fundamento seguro.
Nesse sentido, a fé representa substância, o princípio subjacente e básico de toda manifestação. “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se veem.”
É bem possível possuir uma realidade que não pode ser vista, tocada ou compreendida por nenhum dos sentidos externos. É fé quando estamos totalmente conscientes de “coisas não vistas” e temos a “certeza de coisas” ainda não manifestas. Em outras palavras, fé é aquela consciência em nós da realidade da substância invisível e dos atributos da mente pelos quais nos apoderamos dela. Devemos perceber que a mente faz coisas reais.
“Apenas um pensamento” ou “apenas uma mera ideia”, às vezes dizemos levianamente, sem pensar muito que esses pensamentos e ideias são as realidades eternas das quais construímos nossa vida e nosso mundo.
Fé é o poder de percepção da mente ligado a um poder de moldar substância. Você ouve sobre uma certa proposição que lhe agrada e diz: "Eu tenho fé nessa proposição".
Um homem cujo caráter parece correto é descrito a você e você diz: "Eu tenho fé naquele homem". O que você quer dizer com ter fé? Você quer dizer que certas características de homens ou coisas lhe atraem, e estas imediatamente iniciam um trabalho construtivo em sua mente. O que é esse trabalho?
É o trabalho de tornar a proposição ou homem real para sua consciência. O caráter e os atributos das coisas em sua mente se tornam substanciais para você por causa de sua fé. O ofício da fé é pegar ideias abstratas e dar a elas forma definida em substância.
As ideias são abstratas e sem forma para nós até que se tornem substância, a substância da fé.
Um trabalho muito importante na cultura da alma é o estabelecimento de uma substância de fé. Uma vez que discernimos essa lei da construção da alma pela fé, encontramos as Escrituras Hebraicas cheias de ilustrações dela. O primeiro capítulo do Evangelho de Lucas nos conta como Isabel e Zacarias foram informados por um anjo que teriam um filho e que seu nome seria João.
Zacarias estava queimando incenso no altar no exercício de seus deveres como sacerdote. Isso significa que quando a mente está olhando para o Espírito, mesmo que seja de forma cega, e está buscando coisas espirituais, ela se tornará espiritualizada. A queima de incenso tipifica a espiritualização.
Zacarias representa as qualidades perceptivas e Isabel as qualidades receptivas da alma. Quando esses dois trabalham em conjunto na oração, meditação e aspiração, a alma está aberta aos pensamentos mais elevados ou anjos que trazem a promessa de um novo e definitivo estado de consciência.
Zacarias duvidou da promessa de um filho porque sua esposa já havia passado da idade de ter filhos, e por causa de suas dúvidas ele ficou mudo. Isto significa que quando percebemos a Verdade espiritual e duvidamos dela, retardamos sua expressão externa; ela não pode ser falada em manifestação através de nós por causa de nossa dúvida.
Todo o crescimento é então lançado sobre a alma. Elisabeth “se escondeu por cinco meses”, mas quando a alma começa a sentir a presença do novo ego ou novo estado de consciência, então novamente entramos na expressão da fé: a fala de Zacarias é restaurada.
Foi da mesma forma na geração de Jesus. Uma promessa foi feita primeiro a Maria, e José foi assegurado de que a criança era descendente do Espírito Santo. Isso representa um passo ainda mais alto na obra da fé. A geração de João Batista é a percepção intelectual da Verdade.
O intelecto apreende a Verdade primeiro. O próximo passo é a geração de substância e vida no subconsciente. Quando nos entregamos inteiramente ao Espírito, podemos fazer coisas sem saber exatamente o porquê. Isso ocorre porque a fé está trabalhando em nós, e mesmo que não conheçamos a lei e não possamos explicar a fé à consciência externa, ela continua a fazer seu trabalho perfeito e, eventualmente, traz à tona a demonstração.
Está gostando e quer adquirir a versão física do livro Prosperidade e receber na sua casa, clique aqui!
Não tema o poder que opera coisas no invisível. Quando você tem uma forte percepção de algo que sua mente interior lhe diz que é verdadeiro e bom, aja sobre isso e sua demonstração virá. É assim que uma fé viva funciona, e é a lei da sua palavra criativa.
A fé também pode ter entendimento adicionado a ela. Nós chamamos nossas faculdades espirituais para fora de nosso subconsciente. Quando Jesus fez algumas de Suas obras mais notáveis, Ele tinha com Ele Pedro, Tiago e João; Pedro representa a fé, Tiago a sabedoria ou julgamento, e João o amor.
Essas três faculdades, quando expressas juntas na mente, realizam milagres aparentes. Você invocou a fé em coisas espirituais, você tem fé em Deus e você cultivou sua unidade com a Mente única; se você então usar o julgamento espiritual e fizer seu trabalho em amor, você se tornou “um professor em Israel”.
Para entender a lei pela qual ganhamos ou perdemos no uso da substância invisível, precisamos usar discriminação ou julgamento. Há uma inteligência orientadora sempre presente que podemos agarrar e fazer nossa. Ela é nossa. Ela nos pertence e é nosso direito de nascença conhecê-la e usá-la.
Alguns metafísicos pensam erroneamente que devem ter experiências difíceis para apreciar as coisas melhores da vida. Eles acham que a pobreza é uma bênção porque educa as pessoas para a apreciação da abundância quando a obtêm. Eles dizem que é a vontade de Deus que tenhamos alguns momentos difíceis e alguns bons momentos, festas e fomes.
Isso não é logicamente verdade quando você considera Deus como princípio. Se você pensa em Deus como um homem que dá ou retém arbitrariamente pelo exercício de Sua vontade pessoal, você pode chegar a essa conclusão. Mas Deus é imutável, e se Ele dá um momento, Ele continuará a dar eternamente. É Sua natureza dar, e Sua natureza é eternamente a mesma.
Quando você fala de tempos difíceis, fomes, carência, você está falando de algo que não tem lugar na Mente de Deus. Você não está reconhecendo Deus em todos os seus caminhos, mas está reconhecendo o erro e afirmando que o mundo tem sua fonte em coisas externas. Você deve se virar e entrar nessa consciência, de que na Mente, no Espírito, há abundância.
Muitas vezes nos perguntamos como Jesus poderia multiplicar os cinco pães e dois peixes para saciar a fome de cinco mil pessoas. Isso foi feito por meio de uma compreensão completa desta lei. Os cinco pães representam a aplicação dos cinco sentidos da substância divina.
Os dois peixes representam o fermento ou poder multiplicador colocado na substância, a fonte do aumento. Somos informados de que se o fermento de um único conjunto de pão pudesse aumentar, ele preencheria um espaço maior do que este planeta. Isso mostra que não há limite para o poder crescente da substância elementar. É para nós usarmos como Jesus usou esse poder. Não foi um milagre, mas algo que todos nós temos dentro de nós como uma habilidade não desperta e que podemos aprender a desenvolver e usar como Jesus fez.
Jesus entrou no silêncio; orou e abençoou a substância em mãos. Se quisermos multiplicar e aumentar o poder, a substância e a vida em nós e sob nosso comando, precisamos ficar muito quietos e perceber que nosso recurso é o Espírito, que é Deus, e que está aqui em toda a sua plenitude.
Devemos fazer contato com ele com fé. Então o encontraremos brotando dentro de nós. Alguns de vocês sem dúvida tiveram essa experiência. Mas se você apenas deixar isso escorrer sem entender, não obterá nenhum benefício. Aqui está a chave para esta vida e substância que você sente quando se senta em silêncio. Você deve começar a falar essas palavras com poder e autoridade.
Quando há crença mundial em depressão financeira, falta de circulação, estagnação, as coisas não acontecem como esperamos e desenvolvemos medo, uma crença na falta de circulação de dinheiro. Mas se conhecermos a lei, não caímos sob esse pensamento de medo. A qualquer momento, muitas pessoas ganham dinheiro; elas usam essa lei e aproveitam a oportunidade.
Devemos abençoar tudo o que temos, pois podemos aumentar e multiplicar o que temos falando palavras. Jesus disse que Suas palavras eram espírito e vida. Você já pensou que sua palavra é carregada de grande força de vida espiritual? É. Tenha cuidado com suas palavras. O homem será responsabilizado por sua palavra mais leve. Se você falar sobre substância de forma negativa, suas finanças diminuirão, mas se você falar sobre isso de forma apreciativa e ampla, você prosperará.
Se pudéssemos liberar a energia nos átomos que os cientistas nos contam, poderíamos suprir o mundo. Esse poder está dentro de cada um de nós. Podemos começar liberando as pequenas ideias que temos e fazendo com que elas preencham o mundo com pensamentos de abundância.
Devemos perceber que todo o poder nos é dado no céu e na terra, como Jesus disse. Ele disse aos Seus apóstolos que eles deveriam receber poder quando o Espírito Santo viesse sobre eles. Foi-lhes dito para subirem para aquele cenáculo, no alto da cabeça, onde as forças espirituais começam a formação de novas ideias.
Depois de entrar na consciência espiritual e receber a aceleração, fale a palavra com autoridade e poder, concentrando a atenção no centro de poder na garganta.
Achamos eficaz falar as palavras em voz alta e então afundar de volta para “o outro lado” (Galileia), como Jesus frequentemente fazia, para descansar e falar novamente silenciosamente. Você pode enviar essa energia vibratória do Espírito e quebrar a inércia causada por pensamentos de medo e carência, esculpir caminhos, abrir novas avenidas para a demonstração do seu bem.
Para trazer à tona essas qualidades espirituais não desenvolvidas, precisamos acreditar nelas. “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe.” Senhor, livra-nos da descrença, de nos apoiarmos nas coisas que vemos, de julgar de acordo com as aparências.
Você pode conjurar em sua mente mil coisas imaginárias que parecerão reais para você. Isso mostra que a mente cria formando coisas de acordo com suas ideias. O mundo está despertando de uma forma maravilhosa para a verdade sobre o poder criativo da mente. Em todos os lugares, as pessoas estão estudando psicologia ou cultura da alma. A imaginação constrói coisas a partir de uma substância.
Se você associar fé a ela em seu trabalho criativo, as coisas que você fizer serão tão reais quanto aquelas que Deus faz. Tudo o que você fizer em mente e realmente colocar fé se tornará substancial. Então você deve estar constantemente em guarda quanto ao que você acredita, para que você possa trazer o que é para o seu bem à manifestação.
Em que você tem fé? Em coisas externas? Se sim, você está construindo sombras sem substância, sombras que cessam assim que seu pensamento de apoio é retirado delas, formas que passarão e não lhe deixarão nada. Se você quiser demonstrar verdadeira prosperidade, você deve se afastar das coisas e, como Jesus disse a Seus discípulos, “ter fé em Deus”.
Não tenha fé em nada menos que Deus, em nada além da Mente única, pois quando sua fé está centrada ali, você está construindo para a eternidade. A Mente e as ideias da Mente nunca passarão. Nunca haverá um fim para Deus. Nunca haverá um fim para a Verdade, que é Deus.
Nunca haverá um fim para a substância, que é Deus. Construa com a substância divina, cultive a fé nas realidades e “acumule para si tesouros no céu”.
A base de todo trabalho é uma ideia. Fé é aquela qualidade da mente que faz a ideia se destacar como real, não apenas para nós mesmos, mas para os outros. Quando os outros têm fé na coisa que você está fazendo, fabricando ou vendendo, eles a veem como real e valiosa.
Então seu sucesso e sua prosperidade estão garantidos. Só existe aquilo em cujo tornar-se realmente visível ou valioso você tem grande fé. Se você disser e acreditar: "Tenho fé na substância de Deus trabalhando em mim e através de mim para aumentar e trazer abundância ao meu mundo", sua fé começará a trabalhar poderosamente na substância da mente e torná-lo próspero.
Tudo o que você colocar em substância junto com a fé funcionará em manifestação em seu mundo. Nós vimos isso ser feito e provamos a lei muitas vezes para termos qualquer dúvida.
Caso queira salvar seu progresso na leitura desse livro adquira o seu livro Prosperidade clicando aqui!
As Escrituras estão cheias de ilustrações dessa atividade de fazer as coisas acontecerem por meio da fé em substância. Os personagens sobre os quais lemos nas Escrituras representam ideias que levam adiante sua obra nas almas humanas.
Se pensarmos que eles existiram apenas como pessoas de milhares de anos atrás, colocamos nossa fé de volta milhares de anos, em vez de deixá-la trabalhar para nós neste minuto em nossos assuntos cotidianos da vida. Para demonstrar como Jesus fez, devemos colocar nossa fé na única substância e dizer: "Eu tenho fé em Deus".
Você demonstra prosperidade por meio da compreensão da lei da prosperidade e da fé nela, não apelando à simpatia dos outros, tentando fazê-los fazer algo por você ou lhe dar algo.
A fidelidade e a seriedade na aplicação da lei da prosperidade lhe garantirão sucesso.
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode haver mudança, nem sombra de variação.”
“Reconhece-o em todos os teus caminhos, E ele endireitará os teus caminhos.”
Que todos saibamos que agora mesmo estamos na presença da Mente criativa, a Mente que fez o universo e tudo nele. Esta Mente está aqui e trabalhando agora mesmo tanto quanto sempre foi ou sempre será. Quando percebemos isso completamente, aumentamos a atividade da Mente em nós imensuravelmente. Você deve perceber que Deus é Espírito e que o Espírito é muito real e poderoso, e de longe a coisa mais substancial em todo o mundo.
Pode ser difícil para aqueles que se apegaram às coisas materiais perceber que existe uma vida real e invisível e uma substância que é muito mais substancial e real do que o material.
Os homens da ciência nos dizem que as forças invisíveis têm um poder que é milhões de vezes mais real e substancial do que todo o mundo material. Quando lemos declarações sobre algumas das descobertas recentes da ciência, que todos aceitam e falam sobre, ficamos realmente surpresos.
Tais declarações feitas por religiosos seriam chamadas de absurdas e inacreditáveis. No entanto, a religião tem feito as mesmas declarações de maneiras diferentes por milhares de anos. Agora a ciência está ajudando a religião ao prová-las.
Ao comparar substância e matéria em relação à sua realidade relativa, um escritor científico diz que a matéria é meramente uma rachadura na substância universal. É a substância universal que o homem está manipulando o tempo todo com sua mente espiritual. Por meio de seus pensamentos, você lida com a maravilhosa substância espiritual, e ela toma forma em sua consciência de acordo com seu pensamento sobre ela.
É por isso que devemos manter o pensamento da sabedoria e compreensão divinas: para que possamos usar esses poderes mentais criativos corretamente. Nós os usamos o tempo todo, consciente ou inconscientemente, e devemos usá-los para nossa vantagem e bênção.
Toda vez que você diz: “Estou com pouco dinheiro”, “Não tenho tanto dinheiro quanto preciso”, você está colocando um limite na substância em sua própria consciência. Isso é sabedoria? Você quer um suprimento maior, não um suprimento limitado de substância.
Portanto, é importante vigiar seus pensamentos para que o suprimento maior possa vir através de sua mente e para seus negócios. Diga a si mesmo: "Eu sou filho de Deus e devo pensar como Deus pensa. Portanto, não posso pensar em nenhuma falta ou limitação." É impossível que nesta Mente universal que preenche tudo possa haver algo como ausência.
Não há falta de nada em lugar nenhum na realidade. A única falta é o medo da falta na mente do homem. Não precisamos superar nenhuma falta, mas devemos superar o medo da falta.
Esse medo da falta levou os homens a especular para acumular substância e ter muito dela armazenada. Isso causou um medo ainda maior de falta em outros homens, e a situação piorou cada vez mais até que se tornou geralmente acreditado que devemos acumular os símbolos materiais de substância para uma possível falta no futuro.
Está ressoando em você? Se sim, adquira a versão física do livro Prosperidade e receba na sua casa, clicando aqui!
Tentamos esse sistema e descobrimos que ele falha conosco todas as vezes. Devemos aprender a entender a lei divina do suprimento e o plano original, que é que temos a cada dia o nosso pão de cada dia. Isso é tudo o que realmente queremos, apenas a quantidade de coisas que precisamos para o uso de hoje, mais a garantia absoluta de que o suprimento para as necessidades de amanhã estará lá quando amanhã chegar.
Essa garantia não pode ser encontrada em acumulação ou empilhamento, como aprendemos pela experiência. Ela pode ser obtida se tivermos fé e entendermos a verdade sobre a substância onipresente e sempre disponível. Qualquer coisa menos do que as necessidades de hoje não é suficiente. Qualquer coisa mais do que precisamos para hoje é um fardo.
Vamos começar com a proposição fundamental de que há abundância para você e para mim e que a substância está aqui o tempo todo, nos fornecendo todas as coisas necessárias, de acordo com nossos pensamentos e palavras.
De manhã, imediatamente ao acordar, tome um pensamento meditativo tranquilo. Uma boa declaração de base para manter no silêncio é:
“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração
Seja aceitável aos teus olhos,
Ó Jeová, minha rocha e meu redentor.”
Pense no significado dessas palavras enquanto medita sobre elas. As palavras da sua boca e os pensamentos do seu coração estão agora e sempre moldando a substância espiritual e trazendo-a à manifestação. Eles não serão aceitáveis ao Senhor a menos que tragam à manifestação coisas que sejam verdadeiras, amáveis e completamente boas.
Após sua meditação matinal, quando tiver declarado a onipresença e a totalidade do bem, receba-a como verdadeira e prossiga para as atividades do dia com fé de que todas as coisas necessárias são fornecidas e seu bem deve vir. O solo e a substância onipresentes têm muitos nomes.
Jesus chamou-o de reino dos céus. Moisés em Gênesis chamou-o de Jardim do Éden.
A ciência diz que é o éter. Vivemos nele como os peixes vivem no mar, e ele vive em nós e nos fornece todas as coisas de acordo com nossos pensamentos. Quando você começar seu trabalho, pare um momento e declare: “Eu coloquei Deus diante de mim neste dia, para guiar e guardar, para proteger e prosperar.”
Ou: “O Espírito do Senhor vai adiante de mim neste dia e faz meu caminho bem-sucedido e próspero.” Faça desta sua proclamação para o dia. Decrete que assim seja, e o Senhor fará com que isso aconteça. Durante o dia, se um pensamento de carência ou limitação o perturbar por um momento, bana-o imediatamente com a declaração: “Jeová é meu pastor; nada me faltará.”
Quando sua mente voltar ao assunto da prosperidade, perceba mais fortemente que sua prosperidade vem de Deus. Ela veio com você de Deus, do seu contato com a Mente-Deus em seu silêncio, e sua prosperidade está com você onde quer que esteja.
O suprimento pode parecer vir por canais externos, mas seu verdadeiro sucesso depende de sua posse interna na realização da prosperidade. Seja grato pelo suprimento que vem por canais externos, mas não limite a doação de Deus a nenhum canal. Olhe para Ele e prospere.
Algumas Orações de Prosperidade:
Estou sempre provido porque tenho fé em Ti como minha abundância onipresente.
Tenho fé em Ti como meu recurso todo-poderoso e confio em Ti para me preservar em minha prosperidade.
Eu confio no Espírito universal de prosperidade em todos os meus assuntos. Eu venho a Deus porque acredito que Ele é e que Ele é um recompensador daqueles que buscam a Ele.
CONTINUE LENDO:
Lição 4. O ser-humano como entrada e saída da Mente Divina
Acompanhe o ÍNDICE de todos os capítulos aqui
![]() |
Clique no livro para recebê-lo |