Lição 2. A Mente Espiritual: o princípio diretivo onipresente da prosperidade

imagem de uma chuva de dinheiro caindo do céu

Tudo o que aparece no universo teve sua origem na mente. A mente desenvolve ideias, e as ideias se expressam por meio de pensamentos e palavras. Entendendo que as ideias têm uma existência permanente e que elas desenvolvem pensamentos e palavras, vemos quão fútil é qualquer tentativa de reforma que não as leve em consideração. É por isso que a legislação e as regras externas de ação são tão fracas e transitórias quanto as reformas.

Ideias geram correntes de pensamento, assim como o fogo sob uma caldeira gera vapor. A ideia é o fator mais importante em cada ato e deve receber o primeiro lugar em nossa atenção se quisermos trazer quaisquer resultados de caráter permanente. Os homens formulam pensamentos e os pensamentos movem o mundo.

Ideias são centros de consciência. Elas têm um polo positivo e um negativo e geram pensamentos de todos os tipos concebíveis. Portanto, o corpo, a saúde, a inteligência, as finanças de um homem, na verdade, tudo sobre ele, são derivados das ideias às quais ele dá sua atenção.

O homem nunca teve um desejo que não pudesse, em algum lugar, na providência de Deus, ser realizado. Se isso não fosse verdade, o universo seria fraco em seu ponto mais vital. O desejo é o impulso para a frente da alma em constante evolução. Ele constrói de dentro para fora e carrega sua realização consigo como um corolário necessário.

Tudo é mente. Então as coisas que aparecem devem ser expressões da mente. Assim, a mente é realidade, e também aparece como fenômeno. O ser da mente é apenas um lado dela. O ser não se limita ao nível do ser; ele tem todas as possibilidades, incluindo a de irromper de suas inerências para o reino das aparências. 

A mente tem esses dois lados, ser e aparência, o visível e o invisível. Dizer que a mente é tudo e ainda negar que as coisas parecem ter qualquer lugar na totalidade é declarar apenas metade da verdade.

Uma ideia é capaz de declaração como uma proposição. A declaração é feita em resposta a um desejo de saber experimentalmente se a proposição é capaz de prova. Vários elementos estão envolvidos na declaração de uma proposição que não são partes integrais da proposição em si, mas são necessários para seu funcionamento. 

No problema matemático mais simples, são usados processos que não são preservados após o problema ser resolvido, mas que são necessários para sua solução. Os números pelos quais chegamos à solução são imediatamente esquecidos, mas não poderiam ser dispensados e é a eles que devemos o resultado. O resultado exato de cada etapa da solução é uma questão de experimento. 

As etapas intermediárias podem ser alteradas ou retraídas muitas vezes, mas, no final das contas, o problema é resolvido e a realização do resultado desejado é alcançada. Se isso é verdade para o problema mais simples da aritmética, é igualmente verdade para a criação do universo. "Como em cima, assim embaixo." 

É aqui que muitos que avistaram a perfeição e a totalidade do ideal falham em demonstrar. Eles negam a aparência porque ela não expressa a perfeição em sua totalidade.

O estudante nas profundezas de um problema matemático que julgasse assim apagaria todos os seus números porque a resposta não era imediatamente aparente, embora ele já pudesse ter completado uma boa parte do processo que levou à resposta desejada. Não diríamos que um fazendeiro é sábio se corta seu milho na borla porque não mostra as espigas maduras. 

Não tire conclusões precipitadas. Estude uma situação cuidadosamente em seus vários aspectos antes de decidir. Considere ambos os lados, o visível e o invisível, o interior e o exterior.

O próprio fato de você ter uma condição ou mundo ideal em sua mente carrega consigo a possibilidade de sua realização na expressão. O ser não pode fugir da expressão. Pensar é se expressar, e você está constantemente pensando. 

Está gostando e quer adquirir a versão física do livro Prosperidade e receber na sua casa, clique aqui!   

Você pode negar que as coisas do mundo exterior tenham existência, mas enquanto você vive em contato com elas, você as está reconhecendo. Quando você afirma o ser e nega a expressão do ser, você é uma “casa dividida contra si mesma”.

Todos nós nos perguntamos por que não entendemos mais verdade do que entendemos ou por que é necessário entender, já que Deus é todo-sábio e todo-presente. Entender é uma das partes essenciais da sua identidade EU SOU. O homem é um ponto focal na consciência de Deus e expressa Deus. Portanto, ele deve entender os processos que produzem essa expressão.

A Mente Infinita está aqui com todas as suas ideias como um recurso para o homem, e o que somos ou nos tornamos é o resultado de nossos esforços para acumular em nossa própria consciência todos os atributos da Mente infinita. Aprendemos que podemos acumular ideias de poder, força, vida, amor e abundância. 

Como deveríamos usar essas ideias ou trazê-las à expressão externa sem compreensão? Onde obteremos essa compreensão, exceto da fonte de todas as ideias, a Mente única? “Mas, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”

Ao seguir os princípios da matemática, usamos regras. Há uma regra de adição que devemos observar quando adicionamos; outras regras que devem ser seguidas quando subtraímos ou multiplicamos.

As ideias da Mente Divina só podem ser expressas quando seguimos as regras ou leis da mente, e essas regras exigem entendimento se quisermos segui-las inteligentemente e alcançar resultados. O homem recebe todo o poder e autoridade sobre todas as ideias da Mente infinita, e a ideia de sabedoria é uma delas.

Intimamente associada à ideia de sabedoria na Mente Divina está a ideia de amor. Essas ideias são o polo positivo e o negativo do Princípio criativo. “Homem e mulher ele os criou.” As ideias da Mente Divina são expressas através da conjunção de sabedoria e amor. Deus ordenou que essas duas ideias fossem frutíferas, se multiplicassem e enchessem toda a terra com pensamentos em expressão.

Temos acesso ao reino divino de onde todos os pensamentos são projetados no mundo. Estamos constantemente pegando ideias do mundo espiritual e formando-as em nossa própria concepção das coisas que desejamos. Às vezes, o produto final não nos satisfaz ou agrada. Isso ocorre porque tiramos a ideia de seus verdadeiros pais, sabedoria e amor, e a deixamos crescer até a maturidade em uma atmosfera de erro e ignorância.

Na questão de dinheiro ou riquezas, nós tomamos a ideia de substância pura do reino espiritual, então esquecemos a ideia de substância e tentamos trabalhá-la em uma atmosfera material de pensamento. Era uma ideia maravilhosa, mas quando a tiramos de seus pais espirituais, sabedoria e amor, ela se tornou uma criança indisciplinada e decepcionante. 

Mesmo que sem amor e compreensão da substância você acumule ouro e prata, seu estoque não será estável ou permanente. Ele flutuará e causará preocupação e tristeza. Há muitas pessoas que "não sabem o valor de um dólar", com quem o dinheiro vem e vai, que são ricas hoje e pobres amanhã. Elas não têm compreensão da substância que é a realidade subjacente de toda riqueza.

Para ter suprimento adequado em todos os momentos, um fluxo uniforme que nunca é o suficiente para se tornar um fardo, mas sempre o suficiente para atender a todas as demandas, devemos fazer união com o Espírito que sabe como lidar com ideias como substância. 

Os homens têm a ideia de que a substância material é limitada e eles se envolvem em competição tentando agarrar o dinheiro uns dos outros. A Mente Divina tem ideias de substância como ilimitadas e presentes em todos os lugares, igualmente disponíveis para todos. 

Já que o trabalho do homem é para expressar ideias de substância em forma material, precisamos encontrar uma maneira de conectar ideias de substância com ideias de expressão material, para ajustar as ideias da mente do homem com as ideias da Mente Divina. Isso é realizado pela fé por meio da oração.

Aquela parte da Oração do Senhor que diz: "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia", é mais corretamente traduzida como "Dá-nos hoje a substância do pão de amanhã". Pela oração, acumulamos em nossa mente ideias de Deus como a substância de nosso suprimento e suporte. 

Não há falta dessa substância na Mente infinita. Independentemente de quanto Deus dá, sempre resta uma abundância. Deus não nos dá coisas materiais, mas substância da Mente — não dinheiro, mas ideias — ideias que colocam forças espirituais em movimento para que as coisas comecem a vir até nós pela aplicação da lei.

Pode ser que você resolva seu problema financeiro em seus sonhos. Os homens frequentemente pensam sobre seus problemas antes de dormir e obtêm uma solução em seus sonhos ou imediatamente ao acordar. Isso ocorre porque suas mentes estavam tão ativas no plano intelectual que não conseguiam fazer contato com o plano interno silencioso onde as ideias funcionam. 

Quando a mente consciente é aquietada e se faz contato com a superconsciência, ela começa a nos mostrar como nossos negócios funcionarão ou como podemos ajudar a trazer a prosperidade desejada.

Esta é a lei da mente. O princípio está dentro de cada um de nós, mas precisamos ser espiritualmente vivificados na vida e no entendimento antes que possamos trabalhar com sucesso de acordo com ele. No entanto, não devemos desconsiderar a compreensão do homem natural. 

A mente em nós que raciocina e olha para o lado físico das coisas também tem a capacidade de olhar para dentro. É a porta pela qual as ideias divinas devem vir. Jesus, o Filho do homem, chamou a Si mesmo de “a porta” e “o caminho”. É o plano divino que toda expressão ou demonstração venha através deste portal da mente do homem. 

Mas acima de tudo isso estão as ideias que existem no estado primordial do Ser, e esta é a verdade da qual devemos nos tornar conscientes. Devemos nos tornar cientes da fonte de nossa substância. Então podemos diminuir ou aumentar a aparência de nosso suprimento ou de nossas finanças, pois sua aparência depende inteiramente de nossa compreensão e manuseio das ideias de substância.

Está chegando o tempo em que não teremos que trabalhar por coisas, por nossas necessidades físicas no caminho de comida e roupa, porque elas virão até nós através do acúmulo das ideias certas em nossa mente. Começaremos a entender que a roupa representa uma ideia de substância, a comida outra, e que cada coisa manifesta é representativa de uma ideia.

Caso queira salvar seu progresso na leitura desse livro adquira o seu livro Prosperidade clicando aqui!    

No capítulo 2 de Gênesis, essa substância viva é chamada de “pó da terra” em hebraico, e Adão foi formado a partir dela. Descobrimos que a substância elementar está em nosso corpo. O reino dos céus ou o reino de Deus está dentro do homem. É um reino de substância e de Mente. Esta Mente interpenetra nossa mente e nossa mente interpenetra e permeia nosso corpo. 

Sua substância permeia cada átomo do nosso corpo. Você está dando a ela sua atenção, ou você ainda busca fontes externas para suprimento? Você está meditando e orando por uma compreensão desta substância onipresente? Se você estiver, ela virá, e demonstrará prosperidade para você. Quando isso acontecer, você estará seguro, pois nada pode tirar essa verdadeira prosperidade de você. É a lei que não opera e não pode deixar de operar quando uma vez colocada em operação da maneira correta.

Esta lei da prosperidade foi provada repetidas vezes. Todos os homens que prosperaram usaram a lei, pois não há outro caminho. Talvez eles não estivessem conscientes de seguir métodos espirituais definidos, mas eles de alguma forma colocaram a lei em operação e colheram o benefício de sua ação infalível. 

Outros tiveram que lutar para realizar as mesmas coisas. Lembre-se de que Elias teve que continuar orando e afirmando por um longo tempo antes de demonstrar a chuva. Ele enviou seu servo pela primeira vez, e não havia sinal de nuvem.

Ele orou e o enviou de novo e de novo com o mesmo resultado, mas finalmente, após esforços repetidos, o servo disse que viu uma pequena nuvem. Então Elias disse a eles para se prepararem para a chuva, e a chuva veio. Isso mostra uma continuidade de esforço que às vezes é necessária. 

Se sua prosperidade não se manifesta assim que você ora e afirma Deus como sua substância, seu suprimento e seu apoio, recuse-se a desistir. Mostre sua fé mantendo o trabalho. Você tem muitas Escrituras para apoiá-lo. Jesus ensinou isso do começo ao fim de seu ministério e demonstrou isso em muitas ocasiões. Muitos fizeram a mesma coisa em seu nome.

Jesus chamou a atenção de seus seguidores para o reino interior da mente, o reino da substância de Deus. Ele ressaltou que os lírios do campo estavam gloriosamente vestidos, ainda mais finos do que Salomão em toda a sua glória. Não precisamos trabalhar laboriosamente no exterior para realizar o que o lírio faz tão silenciosamente e lindamente. 

A maioria de nós corre por aí tentando resolver nossos problemas por nós mesmos e à nossa maneira, com uma ideia, uma visão: a coisa material que buscamos. Precisamos dedicar mais tempo à meditação silenciosa e, como os lírios do campo, simplesmente ser pacientes e crescer em nossas demonstrações. 

Devemos sempre lembrar que essas ideias de substância com as quais estamos trabalhando são ideias eternas que sempre existiram e continuarão a existir, as mesmas ideias que formaram este planeta em primeiro lugar e que o sustentam agora.

Um grande astrônomo alemão havia trabalhado a maior parte de sua vida com o desejo de saber mais sobre as estrelas. Uma noite, de repente e estranhamente o suficiente — pois ele havia pensado pouco no lado espiritual das coisas — ele irrompeu em uma oração de agradecimento por causa da perfeita ordem e harmonia dos céus. Sua oração foi: "Ó Deus, estou pensando em Teus pensamentos depois de Ti". 

A alma deste homem havia naquele momento feito o contato e a união com a Mente infinita. Mas embora esse contato parecesse ter sido feito de repente, foi o resultado de um longo estudo e da preparação de sua mente e pensamento. Jesus expressou a mesma unificação com Deus no momento de Seu milagre supremo, a ressurreição de Lázaro. Suas palavras foram: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. E eu sabia que sempre me ouves".

Isso nos dá outro lado da lei da prosperidade. Abrimos caminho para grandes demonstrações ao reconhecer a Presença e louvá-la, ao agradecer ao Pai pela aceleração espiritual. Nós aceleramos nossa vida afirmando que estamos vivos com a vida do Espírito; nossa inteligência afirmando nossa unidade com a inteligência divina; e aceleramos a substância interior e interpenetrante reconhecendo-a e reivindicando-a como nossa. 

Devemos meditar neste entendimento e dar sinceros agradecimentos ao Deus deste reino onipresente de ideias porque podemos pensar Seus pensamentos depois Dele. Podemos agradecer ao Pai que Seus pensamentos são nossos pensamentos e que nossa mente natural é iluminada pelo Espírito. Podemos iluminar nossa mente a qualquer momento afirmando este pensamento:

Agradeço-Te, Pai, porque penso segundo os Teus pensamentos e porque meu entendimento é iluminado pelo Espírito.

Pensamentos espirituais são infinitos em sua potencialidade, cada um sendo medido pela vida, inteligência e substância com a qual é expresso. O pensamento é trazido à expressão e atividade pela palavra. Cada palavra é um pensamento em atividade, e quando falada, ela sai como uma força vibratória que é registrada na substância que tudo fornece.

A vibração mais poderosa é estabelecida ao falar o nome Jesus Cristo. Este é o nome que é chamado “muito acima de todo governo e autoridade”, o nome acima de todos os nomes, contendo em si todo o poder no céu e na terra. É o nome que tem poder para moldar a substância universal. Ele é um com a substância Pai-Mãe e, quando falado, coloca forças em atividade que trazem resultados. 

“Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.” “Se qualquer coisa que pedirdes em meu nome, eu o farei.” Não poderia haver nada mais simples, fácil ou livre de condições para demonstrar suprimento. “Até agora (antes que o nome Jesus Cristo fosse dado ao mundo) nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.”

Os ditos de Jesus eram de tremendo poder por causa de Sua consciência de Deus. Eles elevaram o ideal de Deus muito acima do que já havia sido concebido. Essas ideias transcenderam tanto o plano de pensamento das pessoas que até mesmo alguns dos discípulos de Jesus não as aceitaram, e eles “não andaram mais com ele”. Até tempos bem recentes, a maioria dos homens falhou em compreender a lição do poder da palavra falada expressando ideias espirituais.

Jesus nunca foi tomado literalmente, senão os homens teriam buscado superar a morte guardando Seus ditos. Poucos tomaram Suas palavras com fé plena, não apenas acreditando nelas, mas saturando suas mentes com elas a ponto de se tornarem carne de sua carne e osso de seus ossos, sendo encarnados em seus próprios corpos, como Jesus pretendia.

O segredo da demonstração é conceber o que é verdadeiro no Ser e executar o conceito em pensamento, palavra e ato. Se eu posso conceber uma verdade, deve haver uma maneira pela qual eu possa tornar essa verdade aparente. Se eu posso conceber um suprimento inesgotável existindo nos éteres onipresentes, então há uma maneira pela qual eu possa tornar esse suprimento manifesto. Uma vez que sua mente aceita isso como uma verdade axiomática, ela chegou ao lugar onde a questão dos processos começa a ser considerada.

Ninguém jamais vê completamente os passos que deve dar para atingir um certo fim. Ele pode ver de uma forma geral que deve prosseguir de um ponto a outro, mas todos os detalhes não são definitivos a menos que tenha passado pelo mesmo terreno antes. Então, na demonstração de poderes espirituais conforme são expressos através do homem, devemos estar dispostos a seguir as instruções de alguém que provou sua compreensão da lei por suas demonstrações.

Todos nós sabemos intuitivamente que há algo errado em um mundo onde a pobreza prevalece e não criaríamos conscientemente um mundo em que existisse uma condição de pobreza. A falta de qualquer tipo não é possível em todo o universo de Deus. Então, quando há uma aparência de pobreza em qualquer lugar, é nosso dever negá-la. Tristeza e sofrimento acompanham a pobreza, e desejamos vê-los todos eliminados. Esse desejo é um índice que aponta o caminho para seu desaparecimento. À medida que a consciência do reino dos céus com sua vida e substância abundantes se torna mais e mais comum entre os homens, essas condições negativas desaparecerão da existência aparente.

Está ressoando em você? Se sim, adquira a versão física do livro Prosperidade e receba na sua casa, clicando aqui!    

Jesus disse que todas as coisas devem ser acrescentadas àqueles que buscam o reino dos céus. Não precisamos esperar até que tenhamos entrado completamente no reino ou alcançado uma compreensão completa do Espírito antes que a prosperidade comece a se manifestar, mas precisamos buscar, voltar a atenção nessa direção. Então as coisas começam a ser acrescentadas a nós. Milhares de pessoas estão provando a lei nesta era. Elas aceitam a promessa das Escrituras e estão olhando para Deus para suprir todas as suas necessidades. 

No início de sua busca, elas podem ter pouco para encorajá-las a acreditar que serão providas ou ajudadas em qualquer linha específica. Mas elas cumprem o comando de buscar e agem com fé como se estivessem recebendo, e gradualmente se abrem para elas novas maneiras de ganhar a vida. Às vezes, caminhos desconhecidos são abertos para eles, mas eles encontram experiências agradáveis e são encorajados a continuar buscando o reino de Deus e se alegrando com sua generosidade cada vez maior.

Muitas dessas pessoas hoje estão usando sabiamente seu único talento. Elas podem não ter visto o santo dos santos no santuário interior, mas estão se aproximando dele. Este é o passo que todos nós devemos dar: começar a buscar este reino da substância de Deus. Confie na promessa e veja o resultado no correntes mentais que são postas em movimento ao nosso redor. 

Você pode não ser capaz de ver em que ponto o sucesso começou, ou qual palavra separada de lealdade ao Pai primeiro fez efeito, mas conforme as semanas ou meses passam, você observará muitas mudanças acontecendo em sua mente, seu corpo e seus negócios. Você descobrirá que suas ideias se ampliaram imensamente, que seu pequeno mundo limitado foi transformado em um grande mundo. Você descobrirá que sua mente está mais alerta e verá claramente onde estava em dúvida antes, porque começou a pensar em realidades em vez de aparências. 

A consciência de uma mão onipotente guiando todos os seus negócios o estabelecerá em confiança e segurança, o que se estenderá ao bem-estar do corpo e ao ambiente. Haverá uma diminuição ou ausência total de preconceito e crítica em você. Você será mais indulgente e mais generoso e não julgará duramente. Outras pessoas sentirão que houve uma mudança em você e o apreciarão mais, mostrando isso de muitas maneiras. As coisas estarão vindo em sua direção, sendo adicionadas a você de fato de acordo com a promessa.

Tudo isso é verdade não apenas para seus próprios assuntos. Os efeitos se estendem também àqueles com quem você entra em contato. Eles também se tornarão mais prósperos e felizes. Eles podem não conectar de forma alguma sua melhoria com você ou seus pensamentos, mas isso não afeta a verdade sobre isso. Todas as causas são essencialmente mentais, e quem entra em contato diário com uma ordem elevada de pensamento deve assumir um pouco disso. 

As ideias são contagiosas, e ninguém pode viver em uma atmosfera de pensamento verdadeiro, onde ideias elevadas são mantidas, sem se tornar mais ou menos inoculado com elas.

Não espere que milagres sejam realizados para você, mas espere que a lei com a qual você se identificou resolva seu problema por meio das possibilidades latentes dentro e ao redor de você. Acima de tudo, seja você mesmo. Deixe o Deus dentro de você se expressar através de você no mundo exterior.

“Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.”

A ideia de Deus abrange uma multidão de forças criativas. Neste caso, você está trabalhando para trazer prosperidade aos seus negócios. Portanto, você deve preencher sua mente com imagens e pensamentos de um Pai que tudo provê e tudo supre. Os antigos hebreus entendiam isso. Eles tinham sete nomes sagrados para Jeová, cada um dos quais representava alguma ideia específica de Deus.

 Eles usavam o nome Jeová-jireh quando desejavam se concentrar no aspecto da substância. Significa "Jeová proverá", o Poderoso cuja presença e poder provêm, independentemente de qualquer circunstância oposta. Para acelerar a consciência da presença de Deus, os hebreus usavam o nome Jeová-shammah, que significa "Jeová está lá", "o Senhor está presente". Perceba o Senhor presente como mente criativa, pulsando no éter como produtividade viva.

Carregue sua mente com afirmações que expressem abundância. Nenhuma afirmação em particular elevará alguém da pobreza à afluência, mas todas as afirmações que carregam ideias de abundância levarão alguém à consciência que cumpre a lei. Negue que a falta tenha qualquer lugar ou realidade em seu pensamento ou em seus negócios e afirme a abundância como a única aparência. Elogie o que você tem, mesmo que seja tão pouco, e insista que está constantemente crescendo.

A concentração diária da mente no Espírito e seus atributos revelará que as forças elementais que criam todas as coisas materiais estão aqui no éter aguardando nosso reconhecimento e apropriação. “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.” Não é necessário conhecer todos os detalhes da lei científica para demonstrar prosperidade. 

Entre no silêncio diariamente em um horário determinado e concentre-se na substância do Espírito preparada para você desde a fundação do mundo. Isso abre uma corrente de pensamento que trará prosperidade para seus negócios. Um bom pensamento para manter nesta meditação é este:

A substância invisível é plástica para meu pensamento abundante, e sou rico em mente e em manifestação.

CONTINUE LENDO:

Lição 3. A fé na Substância invisível, a chave para a manifestação

Capítulo anterior

Acompanhe o ÍNDICE de todos os capítulos aqui

 
Gostou desse trecho e quer adquirir a versão física do livro Prosperidade e receber na sua casa, clique aqui!
capa do livro Prosperidade de Charles Fillmore
Clique no livro para recebê-lo

AS MAIS LIDAS: